CERTIFICAÇÕES
A Ease foi a primeira indústria do sul de Santa Catarina a obter o selo de responsabilidade socioambiental pela ABVTEX. A Certificação de Fornecedores – ABVTEX permite ao varejo certificar e monitorar seus fornecedores quanto às boas práticas de responsabilidade ambiental, social e relações do trabalho. A Ease possui a classificação ouro pelo quinto ano consecutivo, que é a classificação máxima do programa.
Em 2022, aderimos ao maior movimento voluntário pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do país. O Movimento Nacional ODS de Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Com essa adesão a EASE está comprometida em cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em prol de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
A Associação Empresarial de Criciúma e o Núcleo de Meio Ambiente reconheceram a Ease pela segunda vigência do Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental pelas iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social, com a promoção do desenvolvimento sustentável da região.
Os tecidos utilizados para confecção das peças na Ease, possuem o selo BCI (Better Cotton Initiative), certificação internacional de algodão orgânico, que garante que todo o manejo do algodão foi realizado de forma sustentável, envolvendo os pilares ambiental, social e econômico.
Em 2021, entramos no mercado livre de energia e obtivemos o selo I-REC, um sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. Por meio da plataforma, pode-se garantir que 100% da energia consumida na Ease é proveniente de fontes renováveis, e, portanto, limpa, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa.
A Ease realiza anualmente o cálculo das emissões de carbono geradas por suas operações. Neste ano, temos o orgulho de anunciar que conquistamos o selo de Carbon Neutral, que atesta que compensamos nossas emissões. Isso nos permite operar de maneira neutra em relação ao clima, contribuindo para a sustentabilidade e a mitigação dos impactos ambientais.
O Selo HIGG FEM (Facility Environmental Module) é uma ferramenta de avaliação de sustentabilidade que padroniza a forma como as instalações medem e avaliam seu desempenho ambiental anualmente. Ele oferece um framework abrangente que permite às empresas do setor têxtil e de moda identificar, monitorar e melhorar suas práticas ambientais.
Entre os principais aspectos avaliados estão o consumo de água, a gestão de resíduos, o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa. Através dessa ferramenta, as organizações podem estabelecer metas de sustentabilidade, implementar melhorias e reportar seus avanços de maneira transparente. O HIGG FEM não apenas promove a responsabilidade ambiental, mas também fortalece a competitividade das empresas no mercado global, ao demonstrar seu compromisso com práticas sustentáveis.